GUT

external image 2.JPG


A GUT é uma ferramenta usada para definir prioridades quando houver diversas alternativas de ação, utilizando as seguintes variáveis como método de avaliação:Por GRAVIDADE devemos considerar a intensidade, profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele;Por URGÊNCIA devemos considerar o tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema;Por TENDÊNCIA devemos considerar o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação.



Objetivo:
Ordenar a importância das ações, pela sua GRAVIDADE,pela sua URGÊNCIA e pela sua TENDÊNCIA de forma a, racionalmente, escolher a tomada de ação menos prejudicial. Assim aproveitaremos melhor um recurso escasso : o TEMPO.


Utilização:
-Priorização
-Visualização
-Tempo escasso
-Poucos recursos


Vantagens:
-Fácil elaboração
-Fácil compreensão
-Agiliza a resolução do problema


Desvantagens:
-Impreciso
-Deixa muitos problemas de lado


Passo-a-Passo:

PASSO 1: Elaborar a planilha de pontuação.
A técnica consiste em listar uma série de atividades a realizar e atribuir os graus quanto a gravidade, urgência e tendência.Esta ferramenta pode ser aplicada individualmente, mas o resultado é melhor quando um grupo de pessoas a executa, já que haverá um aprimoramento nos valores GUT, que devem ser obtidos por consenso.( Consenso = Conformidade, acordo ou concordância de idéias,de opiniões ).É útil para o planejamento de atividades que devem ser realizadas num determinado período. Recomenda-se, por exemplo, que,ao término de cada sexta-feira se elabore uma planilha GUT para a semana subseqüente.A ferramenta requer o uso de um formulário, como o modelo abaixo.
O formulário consta de 6 colunas:
• HIPÓTESE: denominação resumida da atividade, do problema ou desafio a enfrentar;
• GRAVIDADE: coluna destinada a receber a avaliação e pontuação quanto a gravidade;
• URGÊNCIA: coluna destinada a receber a avaliação e pontuação quanto à urgência da atividade;
• TENDÊNCIA: coluna destinada a receber a avaliação e pontuação quanto à tendência do problema;
• GUT: coluna que contém o produto das avaliações G, U e T.

PASSO 2 : Preencher as hipóteses que serão analisadas.
EXEMPLO: O gerente de um setor dentro de uma empresa que tem 4 atividadespara fazer. (O número de atividades ou de “coisas a fazer” geralmente é muito grande para qualquer gerente. Este exemplo é, portanto, uma pequena demonstração do modo de realizar o método GUT). Suponhamos que há 4 atividades:
A) Rever um contrato de locação de equipamento;
B) Treinar novo operador;
C) Ampliar rede;
D) Fazer backup completo do banco de dados.
O gerente poderia fazer uma listagem priorizando as sua atividades? É claro que sim. Mas que critério usaria? E como se ele se justificaria perante o seu superior hierárquico por ter deixado de fazer a atividade X e realizado a Y?

PASSO 3: Pontuar cada hipótese dentro do padrão GUT.
Usar a ferramenta GUT obriga a considerar cada problema sob o tríplice foco da sua gravidade, da sua urgência e da sua tendência. Abaixo temos o método de classificação dentro desses quesitos:

GRAVIDADE: consideramos a intensidade ou profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele. Tais danos podem ser avaliados quantitativa ou qualitativamente. Mas sempre
serão indicados por uma escala que vai de 1 a 5:
1 dano mínimo;
2 dano leve;
3 dano regular;
4 grande dano;
5 dano gravíssimo.

URGÊNCIA: considera o tempo para a eclosão de danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema. O período de tempo também é considerado numa escala de 1 a 5:
1 longuíssimo prazo (dois ou mais meses);
2 longo prazo (um mês);
3 prazo médio (uma quinzena);
4 curto prazo (uma semana);
5 imediatamente (está ocorrendo).

TENDÊNCIA: considerar o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação. A tendência também é definida numa escala de 1 a5:
1 desaparece;
2 reduz-se ligeiramente;
3 permanece;
4 aumenta;
5 piora muito.__
Recomenda-se que, nas colunas Gravidade, Urgência e Tendência não se faça a pontuação mas também se faça uma justificação de tal pontuação. Ao se atuar desta forma fica bem claro a atribuição da nota.


PASSO 4: Multiplica-se as pontuações atribuídas , preenchendo a coluna GUT com o resultado da multiplicação.

PASSO 5: Prioriza-se a AÇÃO sobre as hipóteses com o maior valor da GUT.